19 de jan. de 2012

Vitor e Léo


Vitor era o mais comportado dos dois irmãos. Estudioso, bom de cálculo e matemática, tinha o raciocínio lógico tinindo. Léo era o mais comunicativo. Adorava uma boa conversa com quem é que fosse: do porteiro da escola à garçonete da lanchonete. Já na escola não ia tão bem quanto o irmão. Tinha dificuldade em concentrar-se no que estava fazendo no momento e, por causa disto, quase fora reprovado na terceira série em geografia e matemática. Em comum, os dois tinham a aparência física - alguns chegavam a perguntar se eram gêmeos - e a paixão pela leitura de estórias infantis. Vitor não dormia enquanto seus pais não lhe contavam uma boa estória. Já Léo gostava mesmo era das aventuras narradas pela Dona Benta, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

contra capa do livro Peter Pan (por Monteiro Lobato)
ilustrações de Fabiana Salomão

Os pais de Vitor e Léo sabiam o quão importante é a leitura e, por isso, em sua casa, a tomada da televisão vivia desligada. Algumas pessoas da família e amigos também achavam isso um retrocesso, algo fora de propósito, porém o tempo mostrou à todos o quanto os meninos ganharam e perderam com isso. Vitor e Léo tornaram-se - cada um a seu modo - vitoriosos na vida. Formaram a sua própria família e têm um trabalho do qual se orgulham. São respeitados e tidos como referência em suas profissões. Os pais - hoje avós - babam na prole e já sentem que é chegada a hora da aposentadoria. Pretendem passar boas horas ensinando os netos a pescarem. Vitor e Léo, como você sabe, dá nome a uma importante dupla sertaneja, mas bem que poderia vir a ser o título desta linda estória. Com vocês, VITOR E LÉO.


O desenho do tecido que inseri no início deste post faz parte de um livro de ilustrações que remetem à sombras. Para enriquecer o tecido, inseri o fio lurex ouro em alguns pontos do desenho.


Acredito que este recurso deu ao mesmo um ar de sofisticação, privilegiando alguns aspectos do desenho. As cores de fundo das duas variantes feitas são azul claro e capim.


Nota de rodapé: o personagem Léo foi inspirado em minha querida filha Marina, a qual será - tenho certeza - vitoriosa na vida.

Um comentário: