26 de jan. de 2012

Vista para o mar


Prédios. Poeira. Poluição. Ruido sonoro. Gente. Multidão. Se não em todo lugar, pelo menos é assim que vivemos na cidade de São Paulo. Isto não é uma crítica, mas uma realidade.


A gente olha pela janela e enxerga o que? Uma imensidão de janelas, janelinhas e janelões em prédios hora luxuosos, hora de classe-média (alta ou baixa), hora os Singapuras da classe situada na base da pirâmide social (para não dizer pobre), ao lado dos casebres que formam as favelas.


São Paulo não é para qualquer um. Tem que gostar. Tem que querer. Tem que precisar. Tem que amar. É verdade que existem os pulmões verdes como os parques Ibirapuera, do Carmo, Burle Max, Villa Lobos, Aclimação etcetera; mas ainda são muito poucos. Na região central onde moro, tem uma área verde ensaiando para virar parque, porém a gente ainda não sabe se os órgãos governamentais vão ceder à especulação imobiliária. Esta área fica na esquina da Rua Augusta, em frente ao antigo Grand Hotel Ca'd'Oro e hoje, futuro grande empreendimento Ca'd'Oro. Foi neste hotel em que me casei em 1992 e ofereci uma bonita recepção aos meus convidados. Na época, o Ca'd'Oro ainda ostentava o requinte conquistado nos anos anteriores. Muitos ainda se lembram saudosos do restaurante de nível internacional que funcionava ali. Dizem que o glamour do passado vai ser resgatado neste novo empreendimento. É esperar para ver.


Agora vamos falar do tecido feito para BIANCA RANUCCI, nossa já aqui habitué designer, com seus tecidos que vestem lindas criações. A base dele é o cetim, com o desenho formando um verdadeiro mar de prédios, onde se destacam uma infinidade de janelas.


Se você tentasse fazer aqui  aquele joguinho de encontrar Wally, certamente ficaria a ver navios. Foram produzidas três variantes: fundo off-white com o bordado em preto; fundo salmão com bordado salmão e fundo azul marinho com bordado em marinho. O cetim que produzo tem por característica deixar aquarelada a cor de fundo, dando destaque à cor de bordado, sempre mais intensa. Conseguimos neste tipo de trabalho o que chamamos de tom-sobre-tom.

A imagem de cima mostra um vestido de Bianca feito com o tecido: site CHIC, DE GLÓRIA KALIL.
O recorte de baixo é da F. DE SÃO PAULO e mostra Bianca adornada com o tecido.


E para não perder o costume, até porque o meu olhar escorrega para eles quando ando pelas ruas, vou apresentar um grafite que - quando o vi - na hora entendi que o mesmo fala a mesma linguagem do tecido de Bianca.


Podemos enxergar nele a mesma imensidão de prédios e janelas. Agora, neste momento, ocorreu-me que este cenário é um prato cheio para os chamados voyeurs de plantão. Posso até imaginá-los dependurados em suas janelas com aqueles binóculos de lente alaranjada vendidos nos faróis pelos camelôs.
E já que também falamos de São Paulo, não posso deixar de parabenizar a minha cidade, que faz aniversário hoje, 25 de Janeiro. São Paulo, eu te amo, mesmo cinzinha e sujinha e, às vezes, mal-cheirozinha que - verdade seja dita - você é. Como presente, deixo aqui uma música cujo autor, intérpretes e conteúdo representam a cara e a alma da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário