28 de jan. de 2012

O tricô de Penélope, Nena e tantas outras

Penélope, obra de Tatiana Blass

O tricô. Este é o tema do tecido feito para a SANTA LOLLA para ser usado nas bolsas da coleção Verão 2012. O resultado é surpreendente, tendo sido produzido em duas variantes de cores: fundo laranja com bordado em fuccia, docemar e cobre metálico; e fundo gengibre claro e bordado em mousse, água e bronze metálico.


Veja que lindas bolsas e sapatilhas foram feitas com os tecidos:


Aproveito a deixa para tecer algumas linhas sobre o tema.
O tricô tem a sua origem provável no Egito.


Ganhou o mundo nas mãos de Penélope (Odisséia, de Homero) que - segundo a mitologia grega - tecia uma mortalha de dia, para desfazê-la à noite, passando-se assim o tempo, à espera do retorno de seu amado Ulisses, que fora lutar na Guerra de Tróia.


Já em nossos dias, o tricô foi associado - principalmente - ao trabalho manual de nossa avós, tias e mães, que passavam longas horas tricotando (e a bem da verdade, fofocando) lindos sapatinhos, mantas, cachecóis, gorros e casaquinhos que pudessem aquecer o inverno de seus netinhos, filhos e sobrinhos, além das criancinhas carentes, por elas nunca esquecidas.


Na foto acima, da esquerda para a direita: Vovó Rosa (mãe de papai); D. Ruth (mãe de Adriana); Vovó Maria (avó da Adriana) e Vovó Nena. As vovós Rosa e Maria já estão tricotando nuvens no Céu

Faço aqui - em particular - uma justa homenagem à minha querida avó Nena (na certidão de nascimento Tereza), a quem passei grande parte de minha infância, adolescência e vida adulta, vendo-a horas a fio a tricotar na varanda sozinha ou na companhia da sobrinha Dinorah ou de sua amiga Benigna. Ainda a tenho por perto, aos 95 anos, mas acho que por um tênue fio de lã. A linda vida tecida parece que está prestes a ser concluída. Segura firme as agulhas, vovó!


SINFONIA DO TRICÔ

Vai uma agulha pra lá,
Volta uma agulha pra cá
Traça um ponto aqui,
Faz outro ponto lá
De ponto em ponto vão surgindo os casaquinhos,
cachecóis e sapatinhos
E as mãos da vovó vão conduzindo as agulhas feito uma maestrina
que rege as encomendas que não param de chegar,
vindas dos bebês que não se cansam de nascer
Esta é a sinfonia do tricô

Andando na Vila Madalena, deparei-me com esta árvore que tem o seu caule todo coberto de pontos de crochê/tricô em diversas cores de fios. Ela fica em frente a um charmosa loja/café/escola, a Novelaria Knit Café. Trata-se de um grafite do tricô.

Um comentário:

  1. Elas desenrolavam habilmente os nós da vida. Qual será o segredo???

    Patty

    ResponderExcluir