25 de jul. de 2013

Uma rainha vestida de mel

Bee Goddess, Q. Cassetti

Rainha eu sou,
com muito prazer
O título foi-me agraciado pelos meus ancestrais
É hereditário de fato
No meu reino, ou se nasce rainha
ou se é zangão ou operária para sempre
Não é uma questão de escolha e sim, de sorte
As abelhas são o que são,
cada qual com sua função,
Nada de bagunça ou revolução
A faxina da casa e a construção civil cabe às operárias
Eu só existo para alimentar-me de geleia-real e fecundar
Os zangões também não trabalham,
vivem na esperança de alcançar-me em pleno voo nupcial
A eles não caberá abrigo nos casulos construídos
pelas operárias. Seu destino é morrer de frio e solidão
A apenas um zangão ofereço o meu leito nupcial,
cuja cama é esculpida em cera e o colchão forrado de mel
Depois do amor vem o adeus
Muito em breve nascerá a nova abelha rainha
A futura herdeira do trono
Sua vida certamente será tão doce como a minha
Mas se precisar, saberá destilar o seu fel


As abelhas são sinônimo de organização, foco no trabalho e determinação. Fazem o seu trabalho e ao mesmo tempo se protegem de possíveis ataques. Se ninguém mexer, oferecem mel. Caso contrário, destilam fel.

Criei o texto-poesia UMA RAINHA VESTIDA DE MEL para homenagear o tecido que desenvolvi e produzi para a estilista PAOLA MEDINA ERSE. Ou se preferir, apenas PAOLA ERSE.


O tecido é deslumbrante e foi feito no início de meu trabalho, durante o ano de 2005. A perfeição do desenho é tamanha que o mesmo parece uma joia; poderia ser um brinco ou talvez um broche. A estampa intercala uma abelha bordada ao lado de uma em efeito de marca d'água. Paola utilizou o mesmo na confecção de peças de alfaiataria e também em acessórios.

Produzimos duas variantes: fundo preto com abelha bordada em off-white e dourado trilobal e fundo baunilha e abelha bordada em roxo e coral. Confira e avalie você o resultado.











Fiz uma pequena instalação utilizando-me de uma série de abelhinhas de metal, dispostas lado a lado e formando o desenho de uma colmeia. O resultado é doce como mel.







Desenvolvi e produzi também a etiqueta da marca. Ela tem o fundo em coral e o logo bordado em ouro metálico. Como toda abelha rainha, a marca também tem a sua coroa.



Recado do dia: Enquanto o tempo retoca os fios de meu cabelo de prata, eu vou repassando as partituras do concerto que apresentarei logo mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário