13 de jul. de 2013

Claudia. Uma atrás da outra


Carmem tinha vinte cinco anos em 1963 quando comprou sua primeira revista Claudia. O mundo era outro. A vida era outra. As mulheres eram outras. E Carmem não fugia a regra: casada com um médico bem sucedido, mãe de uma menina, vivia em função e em razão do lar e da família. Mal tinha tempo em pensar em si mesma, em seus desejos, anseios,sonhos, aspirações. As dúvidas existenciais eram tantas que - se enumeradas -dariam para formar um fichário maior do que o que o marido mantinha em seu consultório com as fichas dos pacientes.

Naquela época não era comum as mulheres trocarem ideias umas com as outras sobre particularidades que eram vividas entre quatro paredes. Muitas de suas dúvidas permaneciam virgens, sem respostas, pela vida toda.

Foi mais ou menos dentro deste contexto em que Carmem descobriu Claudia. Foi uma amizade que começou ao acaso - quando Carmem viu pela primeira vez a revista exposta na banca do Pedro, conhecido jornaleiro de Araçatuba - e foi se solidificando a cada nova edição. Com o passar do tempo era possível de se dizer que Carmem não viveria mais sem a companhia de Claudia. O encontro das duas se dava a cada primeira semana do mês, quando Pedro recebia a nova edição; e já virara tradição: sempre que Carmem passava de carro pela banca - quase sempre na companhia da filha -, vindo ou indo para algum lugar, Pedro lhe fazia um sinal com o  dedo; se positivo, ela dava uma paradinha e o mesmo ia ao seu encontro levando a revista; se negativo, ficavam só no tchauzinho.

Com Claudia, Carmem aprendeu muitas coisas: passou a se vestir melhor, a cozinhar melhor, a conhecer melhor a si própria, a educar melhor a filha, a lidar melhor com o marido, a entender mais de decoração, sem contar nas incríveis dicas para as férias e os conselhos providenciais do zodíaco.

Pode-se dizer que Carmem se tornou uma nova mulher. Mais antenada. Mais cosmopolita. Mais culta. Mais engajada. Mais politizada. Mais refinada. Mais moderna. Mais mulher (em tudo o que cabe nesta palavra).

O único problema que Carmem teve em relação a amizade com Claudia ao longo dos anos foi a questão da armazenagem. Como guardar tantas revistas? E mais. Como achar em meio a tantas edições aquela que tratava do assunto que agora lhe afligia e que ela precisaria resolver com os seus conselhos?

A forma que Carmem encontrou para amenizar o problema foi fazer com as revistas o que o marido médico fazia com os fichários. Transformou o quartinho da bagunça em uma biblioteca muito bem organizada. As edições foram reunidas por ano e agrupadas pelos meses subsequentes, iniciando-se por janeiro e terminando em dezembro. Para a melhor preservação, todo fascículo, após lido, era devidamente encapado com papel filme transparente.

Hoje, passando os olhos pela coleção, podemos dizer tranquilamente que ali se encontram as mulheres que marcaram época e que promoveram várias das revoluções que mudaram em definitivo o papel da mulher na sociedade e lhe conferiram o status de protagonistas de suas próprias vidas, ao invés de coadjuvantes da vida alheia.

Carmem já encerrou a coleção. Na altura de seus setenta e sete anos, acha que já não precisa tanto dos conselhos da amiga. Não se sente mais na obrigação de vê-la a cada novo mês. Eventualmente, quando vai a alguma consulta médica e encontra Claudia na sala de recepção do consultório, coloca o papo em dia e vai-se embora, em busca da companhia mais que perfeita de sua neta, Claudia.

As revistas têm um papel fundamental na divulgação e propagação de ideias, conceitos, descobertas, informações e estilos de vida.

Elas foram e são um importante aliado na emancipação das mulheres, em um país onde muitas delas não têm acesso a consultas médicas de qualidade, atendimento psiquiátrico, à cultura e a uma boa educação. Cumprem o papel de companheiras, amigas que vem ao seu encontro trazendo noções de culinária, decoração, moda, bem-estar e saúde e beleza.

Ilustrarei o conto CLAUDIA. UMA ATRÁS DA OUTRA com um trabalho desenvolvido justamente para a editora desta importante revista: a EDITORA ABRIL.

Foi para ela que desenvolvi um galão, a pedido de uma empresa de brindes e ações promocionais voltados ao segmento de luxo, com o objetivo fechar os pacotes feitos para uma ação promocional da editora.
A fita tem o fundo off-white e o logo bordado em fio prata trilobal.






Recado do dia: Chovia dentro de você. Dava para ver através da vidraça de seus olhos.



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