13 de mar. de 2012

As flores chamaram os pássaros, que trouxeram consigo as borboletas


Vira e mexe, nós trazemos para este blog os tecidos que remetem à pássaros, borboletas e flores; se não todos juntos, em duplas ou separados.


Neste tecido, em especial, aparecem estes três elementos misturados a três tipos de listras: as chapadas, mais finas ou mais grossas; as contendo elementos geométricos em seu interior; e as formadas por linhas que se unem ao centro, formando escamas.


Para falar desta estampa, fixei o meu olhar em um de seus três elementos, no caso, as borboletas.Elas aparecem por todo o tecido, hora sozinhas, hora em duplas.


O tecido foi desenvolvido em três variantes de cor: fundo concha e bordados em bordô e rosa; fundo deserto e bordados em roxo e verde-limão; e fundo azul pastel e bordados em azul nanquim e framboesa (este, tenho apenas um pedacinho).


As borboletas são seres da natureza que encantam por sua leveza, graciosidade, cores e - principalmente - porque sua presença nos remete ao tema liberdade.

Liberdade de ir e vir; de voar para lá ou para cá; de bailar pelos ares ou repousar em uma flor, folha, árvore, arbusto ou - até mesmo - em um matinho à beira da estrada.


Neste último final de ano, passei alguns dias na casa de meus pais, acompanhado de minha filha, Marina. Aproveitamos os dias ensolarados e calorentos do interior para nos refrescar diariamente na piscina da casa.
Pudemos notar que - a cada dia - duas borboletas brancas, idênticas em forma e tamanho, ficavam a beira da piscina, lado a lado, a descansar. Vez por outra uma delas resolvia dar um rasante na água e a outra corria a acompanhá-la.

borboletas brancas de Van Gogh

Cheguei a comentar com Marina:- Nossa, as duas devem ser namorados. E pela primeira vez, em tantos anos de vida, dei-me conta de que as borboletas também namoram. Só não andam de mãos dadas porque não as têm; mas em compensação, andam de asas dadas.

No caminho de volta à S. Paulo, notei que por diversas vezes as borboletas cruzaram o nosso caminho, hora cortando a frente do carro, hora se mantendo próximas a ele, voando nas laterais.

Até quando paramos em um posto para comermos alguma coisa pude notar a presença de algumas delas. Só não fiquei mais impressionado porque - ao contrário das duas borboletas da piscina -, estas eram amarelas.


Sinceramente, não sei dizer se a presença de borboletas indica sinal de boa sorte, bom presságio ou coisa parecida.

Fazendo a minha pesquisa para este post, li na Whikipédia que algumas pessoas acreditam que a presença de borboletas pode significar a morte iminente de alguma pessoa próxima ou da família.

Prefiro deixar de lado esta crença e fazer valer o sentimento que trago comigo desde a mais remota infância: a de que a simplicidade, graça, leveza e colorido das borboletas são um bom indicativo da presença de Deus em nossas vidas. E se você preferir, pode acreditar também que elas são pequenos pedaços de papel colorido voando pelos ares, movidos pelos ventos que vêm e que vão. E quando não se fazem presentes, os papéis caem ao chão.

Brinquei com os tecidos, fazendo pequenas intervenções com dois tipos de objetos em forma de borboleta: broches em pedras coloridas e botões de massa. Espero que goste.


Além das intervenções nos tecidos, arrisquei fazer este desenho de borboleta, em seção desenho com Marina. Já ela, optou por desenhar um vaso de flores, sem que eu a induzisse a desenhar o que  quer que fosse. Se juntarmos o meu desenho aos dela, teremos uma borboleta pousado em um vaso de flores.


O restante desta história fica por sua conta.

Depois vai dizer que é simples coincidência. Mais uma vez, após fazer este post, passando por uma rua erma, vi este carro estacionado, cheio de borboletas em sua lataria.Não resisti: parei e fotografei.  Aos que pensam que eu estou fazendo propaganda da FIAT, digo que não é esta a intenção. O seu logo faz apenas parte do contexto.

5 comentários:

  1. Bom dia. Li seu artigo, coloco-me tbém como testemunha de acontecimentos relacionados com borboletas que passaram de coincidências p evento de evidências..Pensei q até estava delirando.
    Deduzi q p cada pessoa existe uma borboleta específica representada pela cor, elas referiram tanto um velório como também de perigo iminente.

    ResponderExcluir
  2. .. Dentre os casos c borboletas:
    Estava a andar no trabalho(atividade de terraplanagem), quando percebi q uma borboleta azul cintilante, muito bonita e rara, estava a me perseguir, algumas hora a me rodopiar.Depois desapareceu. continuei a andar até chegar ao local do abrigo de convivência, uma barraca para os funcionários abrigarem do sol. Inesperadamente ela cruzou, calmamente por dentro da barraca. Mais tarde, quando estava visitando minha namorada, atualmente esposa, ela mostrou-me um quadro protegido com moldura de vidro como três borboletas. Uma delas era igual a borboleta azul. O quadro era da mâe dela, recentemente falecida devido a uma cirurgia mal sucedida de tumor no cérebro.

    ResponderExcluir
  3. .. Num certo dia qdo estava voltando de Minas pela rodovia q interliga São paulo, pensei comigo, qual seria a borboleta que se referisse a mim e qual seria a sua cor. Passou-se alguns minutos uma carreta fez uma manobra para ultrapassagem bem qdo estava ultrapassando, desistindo assim q me avistou. foi o suficiente para que um soco no peito de adrenalina me atingisse, me deixando zonzo. Peguei a direita, diminui um pouco a velocidade e outro susto me acometeu qdo um enorme mariposa cinza esborrachou no para brisa, que piorou minha visibilidade qdo acionei o limpador do para brisa e água para limpar . Tive que parar e limpar por fora como um pano. a mariposa era enorme.

    ResponderExcluir
  4. ..tem mais experiências, mas essas já são suficientes.
    acredito q isto é muito comum às pessoas. É que não não prestamos muito atenção o que a natureza se comunica. Precisamos nos libertar e interagir com nosso arredor. o EGO é nossso maior problema.

    ResponderExcluir
  5. Parece q vc é sensitivo.


    Um abraço

    ResponderExcluir