27 de dez. de 2011

Uma obra de mestre


Cenário: Indonésia

Personagens:
O mestre artesão e seu discípulo

Cena 1:

O mestre e seu discípulo tecem um Ikat enquanto falam da vida no vilarejo

Os ikats são tecidos artesanais seculares, feitos através de técnica apurada, onde fios de lã, algodão ou seda são tingidos em cores muito vivas e  tramados e amarrados a fios sem tingimento, formando  desenhos muito especiais, com inspirações étnicas, tribais e o que mais vier à cabeça do artesão.


A produção dos mesmos se dá - principalmente - em países como Indonésia, Japão, Índia e Guatemala. Eles fazem a festa de designers de interiores e arquitetos do mundo inteiro, que os transformam em cortinas, revestimento de parede, almofadas, sofás, poltronas, namoradeiras, cadeiras, abajures etc.


Os designers de roupas e acessórios também os utilizam com propriedade em suas coleções. Prova disso são as coleções já feitas por grifes como Balenciaga, Gucci e Proenza Schouler.


Cena 2:

Este tecido, em especial, foi desenvolvido para a marca de roupas e acessórios feminina ALCAÇUZ. Foram produzidas três variantes, todas elas em fundo de algodão cru.


As cores da variante apresentada em destaque são beterraba, off-white e carvão. As duas outras duas são: uva, sépia e camafeu; e marrocos, gengibre claro e camafeu.


Veja como o tecido cai bem, seja qual for a proposta:


Cena 3:

O mundo caminha hoje na direção da valorização do artesanal, do hand-made, que tem como característica principal o domínio de técnicas específicas, locais, e que demandam - geralmente - muito tempo de execução.
Se pensarmos bem, este é um contra-ponto ao modus vivendi das civilizações atuais, que vivem à beira do caos com a rapidez das informações, técnicas, tendências, know-how e utilzação de máquinários que nascem hoje para tornarem-se obsoletos amanhã.

Cena 4:

O mestre e o discípulo, param ao final do dia para admirarem um pedaço da obra que - daqui a alguns meses - estará finalmente completa. Uma lição de paciência, foco, perseverança e determinação de quem sabe que na vida, nada se faz da noite para o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário