10 de dez. de 2011

Os "rabiscos" de Leonardo


Quando vi a estampa escolhida pela Alcaçuz para eu desenvolver o tecido a ser usado em sua coleção Inverno 2007, logo imaginei tratar-se  de um desenho feito a partir de respingos de uma caneta-tinteiro. Denominei-o então, como faço com todos os tecidos criados, de caneta-tinteiro. A impressão que temos é a de que o autor, ao fazer o desenho, ia traçando linhas interligadas aleatoriamente umas às outras, até que um respingo viesse a interrompê-las momentaneamente para - em seguida -  tomarem novamente o seu curso. Na hora de fazer este post, lembrei-me dos "rabiscos" feitos por Leonardo da Vinci (1452 -1519) ao longo de sua vida, seja à lápis ou à caneta-tinteiro. Resolvi então homenageá-lo aqui.


Leonardo da Vinci é um mestre Renascentista, considerado um dos grandes gênios da Humanidade, se não o maior.


Passeava seus talentos por áreas afins ou não, que iam da ciência à matemática, engenharia, anatomia, pintura, escultura, arquitetura, botânica, poesia, música e algumas invenções "da hora" que, séculos depois, se tornariam realidade (ex: o helicóptero).


Ou seja, enquanto alguns se gabam por terem determinado dom, ele poderia tranquilamente se gabar da coleção de dons que recebera e soubera lapidar.


Voltando aos "rabiscos" da Alcaçuz, o tecido criado teve como base o algodão cru, o que deu a ele a maciez e o caimento necessário para as roupas criadas.



E aproveitando a deixa, mesmo sabendo estar muito aquém de Leonardo, vou arriscar mostrar um " rabisco" que fiz e pretendo - muito em breve - transformá-lo em um lindo tecido jacquard. Desculpe-me, Leonardo, mas neste mundo existe espaço pra todos.


SE CUIDA, LEONARDO

De onde vem. Pra onde vai esse rabisco todo
E mais: aonde pretende chegar
Finge que não quer nada e vai traçando uma linha, duas, três...
quando a gente vê aparece uma nuvem no céu, entrecortado
por um Sol deste tamanho
Quem rabisca arrisca errar e acertar
Quando acerta é festa no atelier e quando erra é borracha na certa
Roxo, preto, azul, rosa, grafite e demais tons de Pantone
Diante de a uma tela em branco vale tudo, menos branco total
Se gostou, rabisca aí embaixo uma assinatura qualquer
e data, porque data é importante pra gente saber em que momento foi
Se não gostou, esquece que eu pintei por aqui
Apaga tudo e deleta meu e-mail de sua caixa-postal

Nenhum comentário:

Postar um comentário