9 de fev. de 2012

Tá tudo blue


Em um post anterior à este, falamos da importância das embalagens na apresentação de um produto ou seviço. Neste aqui, falaremos do papel primordial que uma etiqueta exerce sobre uma roupa ou acessório de moda.

note que a etiqueta, por ser de alta-costura é numerada

É muito frequente, principalmente em se tratando de estilistas novos, pensar-se no negócio de uma forma geral, esquecendo-se, ou deixando para um segundo plano, a confecção da etiqueta. A meu ver isto é um grande erro, uma vez que é justamente a etiqueta que dá nome ao seu produto/serviço. Ela é o cartão de visita, a porta de entrada do consumidor para a sua marca.


O correto é já no momento de concepção do logotipo, pensar-se na adequação dele à etiqueta. Isto porquê tem logotipos que à princípio  parecem uma grande sacada, mas ao se transpor o mesmo para os diminutos espaços de uma etiqueta, ele se mostra inadequado.

Quanto mais alto ele for, no caso dos que, além do logo têm uma logomarca acima, mais larga terá que ser a etiqueta. Isto influencia até mesmo no custo da mesma.

Outra coisa. É muito errado pensar-se que etiqueta "é tudo a mesma coisa". Ledo engano. Caso a empresa escolhida não disponha de um parque fabril atualizado, com teares de última geração, muito provavelmente você vai ter um resultado aquém de suas espectativas. Tem a questão da titulagem dos fios disponíveis, a qualidade dos mesmos, a capacidade do tecelão envolvido, a qualidade do desenhista textil etctera. Ou seja, a qualidade da estiqueta está proporcionalmente ligada à capacidade textil da tecelagem envolvida.


Por isso, fuja das empresas fundo-de-quintal. Caso contrário, o seu produto vai ficar mais adequado à ser exposto e vendido em uma feira livre; cabendo aqui o meu respeito às feiras, das quais sou fã dos tradicionais pastéis. Mas que ali não cabe ser vendida uma roupa ou acessório de grife, não cabe, não é?


Este catálogo da DASLU HOMEM é vintage e foi garimpado por mim em um sebo da cidade. Ele traz a capa feita em tecido preto e - no centro - foi inserida uma etiqueta feita na época. Imagine, esta etiqueta é o foco central deste catálogo. 


Ele é muito antigo. Somos nós da Helvetia quem fazemos as etiquetas desta consagrada marca, símbolo internacional do luxo.

Eu, quando a ocasião, o produto e o estilista permitem, gosto - inclusive - de fazer pesquisa para a elaboração da etiqueta. Foi o que aconteceu nestas duas etiquetas idealizadas, concebidas e produzidas para a marca de luxo em roupas, acessórios, móveis e objetos de cama, mesa e banho, BLUE GARDENIA.

Mirian, a proprietária, já me conhecia e também ao meu trabalho. Fizemos diversas reuniões com ela e sua assistente, Clarissa, para definirmos os padrões, tamanhos e visuais desejados. Mirian, a quem sou grato pela confiança depositada, incumbiu-me de criá-las.

Fiz um trabalho de pesquisa e foquei a concepção em um livro de meu acervo pessoal, cuja temática são os bordados voltados para a alta costura francesa.

este é o bordado que serviu de inspiração para as etiquetas

Este foi o cenário ideal encontrado para inspirar-me no estilo provençal que a marca BLUE GARDENIA tem em seu DNA. Encontrei uma roupa toda feita em minúsculas flores violetas e transportei sua ecessência para as duas etiquetas.


Ambas foram feitas em duas variantes de cores, sobre uma base de cetim. Fundo off-white com o ramo de flores em off-white e o logo em concha; e fundo off-wite, com o ramo bordado em off-white e o logo em uva.


Note que a etiqueta maior tem um furo longitudinal em seu canto direito. Isto foi feito para que ela se encaixe nos pequenos botões estratégicamente posicionados nas peças em que ela for inserida. é um item de charme.

as etiquetas devidamente posicionadas nos produtos da Blue Gardenia

Faço aqui um convite para que você pense sempre antecipadamente nas etiquetas que comporão as novas coleções de sua empresa.Com tempo, disposição e entusiasmo empreendidos em sua concepção e elaboração, você certamente não se arrependerá do resultado obtido. E se quiser convidar-me para fazer parte deste processo, ficarei imensamente gratificado.

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