23 de fev. de 2012

Edward, um arquiteto cheio de sonhos e projetos.


Cidade de Nova York, anos 30. Sentado à mesa de um café na esquina da W 56 th St com a 5 th Ave...

cafeteria estilo NY anos 30, by Beto Tozzi
New York by by Samuel Fuller

...pude ver quando o jovem arquiteto sentado na mesa ao lado abriu uma planta onde se podia se ver um edifício no estilo art-decó. Com uma lapiseira em punho, ia descrevendo ao homem sentado à sua frente detalhes do projeto. A lapiseira, de tempo em tempo, parava em uma parte específica do desenho, aguardando as elucidações técnicas do mesmo. Àquela altura, eu era um repórter novato do New York Times, circulando pela cidade à procura de um furo de reportagem que pudesse ascender-me à uma posição de maior destaque no jornal.

New York by Samuel H. Gottscho

Entendo perfeitamente não ser elegante ficar ouvindo a conversa alheia em lugares públicos, mas confesso que este era um de meus vícios preferidos. Algo que - ao meu entender - fazia-me aprender sobre as situações mais corriqueiras do cotidiano, e vir até a poder decifrar alguns enigmas intrincados acerca da natureza humana. E você já deve saber que a alma de um repórter é - em sua essência - investigativa e - portanto - muito suscetível à este tipo de exercício.

New York by Anton Schutz

Em dado momento, o arquiteto esqueceu a lapiseira em cima da planta, e começou a traçar um diálogo com seu companheiro sobre um dilema que estava vivendo em seu casamento. Enquanto o amigo era todo ouvidos, o arquiteto, a quem chamaremos aqui de Edward, começou a discorrer sobre o tema. Sua esposa não trabalhava fora e era a responsável pela criação de sua pequena filha, que ficava aos seus cuidados. Na noite anterior tiveram uma acirrada discussão que terminara com a ameaça da esposa em deixar o apartamento do casal e ir de vez para a casa de seus pais, levando com  ela (lógico) a filha. O motivo da briga era a falta de tempo e atenção que - segundo a esposa - Edward dedicava ao casamento e - em extensão - à filha. Passava noites a dentro no escritório a implementar projetos e - nos finais de semana com frequência - ao invés de curtir a família - ficava visitando as obras em andamento.

Chrysler buildig - detalhes arquitetônicos

Edward explicava ao amigo que - não querendo se justificar - se sentia na obrigação de se dedicar intensamente ao trabalho, uma vez que sabia de sua responsabilidade para com o sustento da família e - não deixando de lado - entendia o prazer avassalador que sentia pela sua profissão, que dava-lhe a oportunidade de vencer e suplantar desafios, construindo edifícios que lhe enchiam de orgulho. Seu escritório de arquitetura já estava ganhando notoriedade na cidade pela qualidade e beleza dos trabalhos realizados.

New York by J. Elias

Enquanto via seu casamento ruir, Edward tinha que aprender a lidar com a imensa culpa que sentia por tudo o que estava acontecendo e ainda administrar a impotência de não encontrar uma boa resposta para por fim ao seu drama familiar.

O amigo, cigarro aceso na mão - tentava confortá-lo, dizendo que este drama também já fora vivido e superado por ele, que rompera o seu casamento de 10 anos, após saber que a mulher o traia com um colega de trabalho. Justificativa: falta de compatibilidade na cama. Falta de desejo. Falta de libido e sabe-se lá mais o quê. O que fazer quando a mulher acha que encontra no outro o predicado que não cabe a você. Final da estória: saí dali sem nenhum furo de reportagem, levando comigo uma baita dor de cabeça de quem estava engatinhando uma relação com uma colega de profissão que não me parecia naquele momento, a mulher com quem desejaria viver até os "últimos anos de minha vida". O que fazer?


O tecido de inspiração art-decó que me inspirou a criar o texto acima é este, feito especialmente para a marca de lingerie de extremo bom gosto e sofisticação: LUTÉCIA.



Ele foi construído sobre base de algodão cru, tendo o desenho sido feito em duas variantes de cor: café e ouro rhodia trilobal; e verde-oliva e havana trilobal.

Nota: também já produzi as etiquetas da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário