7 de fev. de 2012

Eu fui à lua


Quando o homem pisou pela  primeira vez na Lua, em 1969, eu era apenas um garotinho de seis anos de idade. Mas lembro-me como se fosse hoje daquele grande dia. Era inacreditável: o homem finalmente chegara à Lua. Ou melhor, três homens: Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins.


O primeiro a pisar no satélite e deixar lá a marca de seu sapato foi Neil Armstrong. Suas primeiras palavras foram: É um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.


Para um menino como eu, aquele era um momento mágico, único, quase inacreditável. Fico hoje, aos 48 anos, imaginando o brilho nos meus olhos, assim como no de centenas de milhares de olhos infantis espalhados pelo mundo, vendo aquele feito com o rosto grudado na tela da TV.


Os tempos eram outros. A minha televisão era preto e branco. Mas a minha imaginação já era bastante colorida. Eu, no Brasil daqueles tempos, fazia parte de uma das poucas famílias que tinham o privilégio de ter uma TV na sala de sua casa. Não vivíamos naquele momento a era das Casas Bahia, espalhando TVs de plasma e LCD pelos quatro cantos do país em " X " parcelas " sem juros". Tem gente que prefere acreditar nisto do que acreditar que o homem tenha pisado na Lua. Mas isto é outra história.


E que alegria ouvir daqueles astronautas  a informação de que a Terra é azul. Meu, Deus! Azul da cor do céu e do mar.


Aí você me pergunta: mas o que tem a ver este tecido com a chegada do homem à Lua?


Aí eu lhe respondo: com o mesmo olhar de magia e encantamento que eu vi o homem pisar na Lua, eu olhei para este tecido e enxerguei nele uma nave intergalática, com suas formas arredondadas, o corpo cilíndrico, o brilho hora prateado, hora dourado, e as pequenas estrelas e suas constelações representadas pelas infinitas bolinhas e triângulos espalhados pela superfície do tecido.


Este tecido foi desenvolvido e produzido para a designer de sapatos e bolsas de luxo, PAULA FERBER. A estampa é uma releitura da obra do artista plástico Caboclo.

Paula chamou-me em seu escritório e disse-me que tinha " um incêndio para eu apagar". Mostrou-me o desenho do artista e disse-me que tinha alguns dias para lhe apresentar os tecidos em algumas variantes de cores. Confiou a mim a escolha das cores. Eis aqui o resultado, em três variantes.

o scarpin feito com o tecido

Convido você a subir nesta nave e embarcar comigo pelo cosmo em uma viagem sem data para voltar. Garanto a você que ela vai ser inesquecível. Afinal, viajar é preciso. Nem que seja através da imaginação. 9...8...7...6...5...4...3...2...1. E lá vamos nós.

Lua prata que eu vejo refletida no espelho de meus olhos
Lua que me segue e acompanha os meus passos por todo canto que eu vou
De Norte a Sul,  Leste a Oeste, nas quatro estações,
lá está ela em forma de queijo suiço, inteiro ou em pedaços
dependendo do tamanho da fome de quem a vê
Lua presa à minha Terra manda a tua energia direto para a maré
que existe no oceano que habita em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário