1 de ago. de 2013

Dança do ventre na cidade


Salta
Pula
Dança
Dá um volteio
Mexe, remexe,
Estende os bracos
Estica
Olha para cima
Cate uma rajada de vento
Guarde-a nas mãos em forma de  concha
Pule o trecho da dança que não lhe interessa
Dobre os joelhos e faca posição de índio
Espinha ereta
Aquiete-se
Esvazie a mente
Retire de lá todos os móveis guardados e empoeirados
Respire fundo
E sinta o cheiro do mundo (espero que você não esteja próximo ao rio Pinheiros)
Espere um pouco,
coisa de 10 a 15 minutos,
que a paz já vai chegar
Se ela der o cano,
pegue o próximo trem e volte para casa: você acabou de dançar

Conhecer a cidade, os seus cantos e encantos, tornou-se uma marca registrada deste blog. Sempre que posso procuro associar um trabalho feito a algum recanto de São Paulo. Pode ser um igreja, um museu, um restaurante ou um bairro qualquer. O que não pode faltar é charme, beleza e encantamento. Mostrar o que é feio não cabe a mim. Deixo isto aos governantes que deveriam usar o dinheiro da máquina pública para cuidar, manter e preservar os espaços públicos. Quantas pessoas não caem nas calçadas diariamente, dado o mau estado de conservação das mesmas. É buraco e remendo que não acabam mais.

Hoje resolvi homenagear o bairro do Bom Retiro. Tradicional ponto de comércio atacadista de roupas e acessórios, hoje ele se divide entre os judeus, que foram no passado a maioria de sua população, aos asiáticos e - mais recentemente - aos bolivianos.





















A escolha do bairro se deu em razão de as etiquetas retratadas neste post serem de uma marca nascida e situada aqui: a EGO STORE.


Dando uma volta pelo bairro, resolvi que o lugar ideal para fotografar as etiquetas seria um tradicional restaurante de comida típica grega. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, chama-se Acrópole. Dividi-me entre a comida (deliciosa) e as fotografias. Coloquei as etiquetas próximas a um vidro de azeite e mandei flashes. Quem estava na mesa ao lado não entendeu nada. Vale aqui o ditado: "a curiosidade mata".







Considero esta etiqueta uma verdadeira obra de arte. Veja que lindo o trabalho de fios contínuos e fios pontilhados feitos em dourado e prateado no logo. Isto sem contar o fundo da etiqueta todo feito de micro flores em efeito de marca d'água. Obra de mestre tecelão.





Estas duas etiquetas, ambas feitas em fundo de algodão cru, diferem no tamanho. A maior é usada em peças de baixo, como calças , bermudas, shorts, saias; já a menor é utilizada nas partes de cima como camisas, blusas, t-shirts. Note que o fundo de ambas é trabalhada em efeito espinha-de-peixe, mostrando um trabalho elaborado e minucioso.






Recado do dia: Ou você compra bolsa no Iguatemi, ou no muro logo ali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário