20 de out. de 2011

Quando o vento bater forte, olhe para um bambu. Você vai aprender uma grande lição.


Existem muitos provérbios chineses a cerca do bambu. Dentre os que mais gosto está o que diz: QUANDO O VENTO SOPRA O BAMBU CEDE; QUANDO O VENTO PÁRA, O BAMBU NÃO EMITE SOM. O vento significa as adversidades da vida, os momentos difíceis, os desparazeres pelos quais passamos e muitas vezes nos desesperamos. O dobrar-se ao vento - qualquer que seja a sua intensidade - nos ensina que devemos aceitar as adversidades que recaem sobre nós, porque se assim o fizermos, poderemos nos curvar até tocarmos o chão, porém não quebraremos jamais.


A segunda parte do provébio nos fala sobre a importância do silêncio e do vazio que ele traz. Devemos esvaziar-nos das preocupações advindas de um passado distante ou remoto que nada mais pode nos acrescentar ou alterar, e de um futuro que não podemos antever ou se quer imaginar. Estarmos presentes aqui e agora. Esta é a grande lição.


Walter Rodrigues é um importante designer de moda brasileiro, cuja trajetória profissional é marcada pelo universo oriental, mais especificamente o japonês.


Suas criações são pontuadas pela limpeza, leveza e fluidez presentes neste universo.


Desenvolvi para ele dois tecidos - a pedido de seu assistente de estilo na época - cujas temáticas são os bambus e as cestarias feitas de fibras vegetais.

 A base utilizada foi o cetim invertido, com o desenho bordado em uma cor. A construção é matelassada, através da junção de dois tecidos presos por fios que formam pequenos losangos dispostos lado a lado.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário