27 de set. de 2011

Laços eternos. Enquanto durem


Os laços são feitos para serem desfeitos à qualquer hora e momento. Eles se originam da junção de duas pontas de uma mesma fita. E é o entrelaçamento destas pontas que transforma a fita em laço; laço este que se bem dado, não se desmancha facilmente. Assim é a vida. Assim é o nosso passado, o nosso presente e assim será o nosso futuro. Todos eles juntos, contarão a nossa história. Os laços do passado são os que transformaram a nossa pessoa naquilo que somos. Os laços do presente são aqueles que escolhemos e, por isso mesmo, nos responsabilizam a todo instante pelo que podemos ser. Os laços do futuro são aqueles que daremos (ou não) com os nossos netos, familiares e amigos que virão.


Agora chega de filosofar e vamos direto ao tecido Laços feito por mim para a designer Thais Gusmão. A construção dele é extremamente sofisticada. A base usada é o cetim invertido. Por que invertido? Invertido porque confere ao fundo um brilho opaco. Este tecido é na verdade a junção de dois tecidos, presos por fios em forma de  losangos. O resultado é um tecido matelassado, double-face, com os laços bordados em ambos os lados. Um verdadeiro luxo.


Luxo este que virou carteiras, bolsas, frasqueiras de viagem e lindos escarpins de bico arredondado. É uma pena que não tenha tirado nenhuma foto na época. Lembro-me que em visita à loja da estilista na Galeria Ouro Fino, no bairro Jardins, em São Paulo, a gerente confessou-me que as clientes gostaram tanto dos sapatos que uma delas levou - de uma única vez - o mesmo modelo em três cores diferentes. É este tipo de coisa que impulsiona o meu trabalho e faz com que eu queira continuá-lo mais e mais. E, se possível for, cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário