17 de nov. de 2011

Fui eu quem bordou as lantejoulas


Ao começar o meu trabalho de desenvolvimento de tecidos jacquard, tive o desejo de fazer uma releitura do que seria um tecido todo bordado de lantejoulas. Achei que fazer um tecido que remetesse à este ofício tão antigo e nobre, que atravessa os séculos e ainda continua atual,poderia vir a ser um exercício interessante. Foi então que propuz o desafio ao designer de sapatos de luxo MAURICIO MEDEIROS. Ele topou na hora e fizemos juntos este tecido.


Escolhi como base o fundo cetim, que - por si só - já tem um certo brilho, e bordei então as lantejoulas. Para enriquecer ainda mais o desenho, fiz uma textura de sarja diagonal nas lantejoulas e usei os fios prata e ouro metálico para fazer a leitura do que seria as linhas que bordam as lantejoulas.


Este tecido virou lindos sapatos sob a batuta de Mauricio Medeiros. Por não ter fotografado os sapatos feitos à época, resolvi fazer aqui um exercício de criação, aplicando o tecido feito à ilustrações de sapatos feitas por Andy Warhol.


Veja como ele fica lindo também em uma bolsa com fecho de metal, estilo minha avó tinha.


E para arrematar com chave-de-ouro este post, mostrarei algumas fotos deslumbrantes, envolvendo trabalhos de bordado, extraidas do livro EMBROIDERY ITALIAN FASHION, editora Damiani. A  própria capa do livro - toda bordada sob tecido - já dá o tom do que encontraremos dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário